A quatro meses do fim do ano, Santa Catarina bate total de chegada de turistas internacionais de 2024

De janeiro a agosto, estado recebeu 565.710 viajantes de outros países, valor 14,2% maior que o registrado no consolidado de 2024, quando o número de chegadas foi de 495.358

A quatro meses de encerrar 2025, Santa Catarina ultrapassou o número de turistas internacionais que chegaram à região em todo o ano passado. Em oito meses, o estado recebeu 565.710 visitantes estrangeiros, enquanto que no consolidado de 2024 esse número foi de 495.358. E comparando os períodos de janeiro a agosto deste ano com o período anterior, o crescimento foi de 66,45%, com um acréscimo de 225.840 entradas.

Considerando apenas o mês de agosto, o crescimento no número de chegadas no comparativo com o mesmo mês do ano passado saltou 44,92%. Foi de 11.614 no oitavo mês do ano passado para 16.831. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a marca e ressaltou a importância do crescimento da região, que vem ganhando espaço na preferência internacional por destinos brasileiros.

“Santa Catarina vem se mostrando um ativo muito importante nessa conquista do Brasil. É um estado que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado internacional, com uma costa linda, mas que também não é só Sol e Praia. Tem natureza e aventura, com trilhas incríveis, muito bem consolidadas, cultura e gastronomia. É um crescimento que segue o do Brasil. Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024”, disse Freixo.

Os três principais países emissores de turistas para Santa Catarina nos primeiros oito meses de 2025 foram a Argentina, o Chile e o Paraguai. No primeiro caso, foram 384.224 chegadas, um aumento de quase 76% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado também recebeu 134.798 chilenos, um crescimento de 54,32%, e 7.344 paraguaios, quase 77% de crescimento.

Crescimento nacional

O país como um todo celebra o melhor mês de agosto da história, superando até mesmo o ano da Olimpíada de 2016. Esse desempenho nacional resultou em um acumulado de 6.528.303 de chegadas internacionais entre janeiro e agosto, um crescimento recorde de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2024, consolidando um novo patamar para o setor.

Neste cenário, São Paulo se mantém na liderança no ranking de estados que mais recebem turistas internacionais. O estado está à frente do Rio de Janeiro (1.474.934), Rio Grande do Sul (1.288.875), Paraná (764.638), Santa Catarina (565.710) e Bahia (133.708).

A Argentina segue liderando como principal país emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.
 

Uma das atrações catarinense é a gastronomia que é marcada por fortes influências europeias, especialmente alemã, italiana e polonesa, que deram origem a pratos como a polenta no fio, o Eisbein (joelho de porco), o marreco recheado e as cucas. A culinária também aproveita os recursos naturais, com destaque para o pinhão e a tainha no interior e o litoral, respectivamente, além das famosas ostras encontradas no litoral.

Diva Bellaver

Jornalista

Sou jornalista formada pela Celer Faculdades de Xaxim e, desde 2008, atuo no jornal Tribuna da Gente como fotógrafa e editora. Com mais de 15 anos de experiência na área, busco sempre transformar histórias e momentos em imagens e palavras que conectam e informam o público.

Siga-nos no Facebook

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail e recebe as melhores notícias diretamente na sua caixa de entrada.

Assinatura efetuada com sucesso! Ops! Tente novamente mais tarde.

Busque por categorias

    Edit Template

    Sobre

    Jornal Tribuna da Gente nasceu em 2007, idealizado pelo radialista Guilherme Elias Cipriani. Sua primeira sede foi na cidade de Cordilheira Alta, mas, no ano seguinte, o jornal se estabeleceu em Coronel Freitas, SC, onde permanece até hoje. Sob a direção da jornalista Diva Bellaver e de Guilherme Elias Cipriani, o Tribuna da Gente continua a ser uma referência na comunicação local, sempre com um olhar atento às necessidades da comunidade.

    © 2024 Tribuna da Gente