
Através da Operação Virtude, Polícia Militar e Secretaria de Assistência Social levaram orientações de segurança digital para a terceira idade
O mês de junho é marcado pela cor lilás, símbolo da conscientização e do combate à violência contra a pessoa idosa. Compreendendo que o cuidado passa diretamente pela disseminação de conhecimento, uma ação conjunta foi realizada nesta semana para fortalecer a segurança da nossa melhor idade.
A Polícia Militar, em uma importante parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveu um ciclo de palestras focado na prevenção de golpes virtuais e telefônicos. A iniciativa integra a Operação Virtude, uma mobilização nacional que visa intensificar a proteção, a garantia de direitos e a segurança da população idosa.
Os encontros ocorreram no Centro Viver Bem e no CRA – Clube Recreativo Araucária. Durante as palestras, os participantes receberam orientações de forma didática e acessível sobre as artimanhas mais comuns utilizadas por golpistas para enganar idosos.
Com o avanço da tecnologia, os idosos tornaram-se alvos frequentes de fraudes. Por isso, os agentes abordaram os principais tipos de golpes:
- Golpes por Telefone: Falsos sequestros, ligações de falsos funcionários de bancos e pedidos de atualização de dados.
- Mensagens e Aplicativos: O golpe do “novo número” no WhatsApp, links maliciosos enviados por SMS e clonagem de contas.
- Dicas de Segurança: Como proteger senhas, a importância de não compartilhar dados pessoais com desconhecidos e como agir ao receber contatos suspeitos.
O evento foi marcado por muita atenção e troca de experiências. Para a organização, ver a sala cheia de pessoas atentas e participativas foi a maior recompensa.
Agradecemos imensamente a todos os idosos que participaram, tiraram suas dúvidas e contribuíram para tornar este evento ainda mais especial. A proteção começa com a informação!

Lembre-se: Em caso de suspeita de golpe, não tome nenhuma atitude precipitada. Desligue o telefone, converse com um familiar de confiança e procure a Polícia Militar ou a Secretaria de Assistência Social.








Fonte: Luis Henrique Boneti – Secretário de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste – SC


