Fundação Hospitalar promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Fundação Hospitalar São Lourenço realizou, entre os dias 9 e 11 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A iniciativa, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com o Grupo de Humanização, contou com uma programação voltada à valorização da saúde dos colaboradores e ao fortalecimento das práticas de segurança hospitalar.

Durante os três dias de atividades, foram promovidas palestras sobre saúde mental e biossegurança, dois temas centrais para profissionais que atuam diariamente em um ambiente de alta complexidade como o hospital.

A psicóloga da Fundação, Aline Nicola, destaca que o principal objetivo foi sensibilizar os colaboradores sobre a importância do autocuidado e da valorização da vida, especialmente em referência ao Setembro Amarelo. “Trouxemos o tema cuidar de quem cuida. Sabemos que, se o profissional não estiver bem, dificilmente terá condições de cuidar do outro. Trabalhamos o fortalecimento da saúde mental, o alívio do estresse e a prevenção da síndrome de burnout, além de atividades práticas de autocuidado”, explica Aline citando que a gerente de enfermagem do hospital, Ediane Ragnini, também participou da entrega.

Segundo ela, a organização da programação buscou contemplar diferentes turnos, permitindo a participação do maior número possível de profissionais. Além da Sipat, a Fundação mantém ao longo do ano um plantão psicológico, que oferece escuta qualificada aos colaboradores, bem como iniciativas de ginástica laboral e treinamentos contínuos.

O encerramento da Sipat foi conduzido pela enfermeira Suelen Perez, responsável pelo setor de qualidade da Unimed Pato Branco. Ela abordou práticas de biossegurança, com foco no uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e no cumprimento das normas regulamentadoras. “A biossegurança é fundamental para proteger não apenas os profissionais, mas também os pacientes. O não cumprimento dessas regras pode impactar diretamente a vida social e profissional dos colaboradores. Um profissional seguro oferece um atendimento de melhor qualidade”, ressalta Suelen.

A enfermeira lembra ainda que a parceria entre a Unimed Pato Branco e a Fundação Hospitalar São Lourenço reforça o compromisso com a qualidade e segurança do paciente, alinhado aos princípios cooperativistas de formação, informação e interesse pela comunidade.

Nesse sentido, a direção da Fundação Hospitalar enfatiza que a Sipat não se resume a um evento pontual, mas faz parte de um processo permanente de cuidado com os colaboradores. A entidade hospitalar entende que a união entre Cipa, Grupo de Humanização e instituições parceiras fortalece a cultura de segurança e promove um ambiente de trabalho mais saudável e preparado para os desafios da área da saúde.

Fonte: Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste

Diva Bellaver

Jornalista

Sou jornalista formada pela Celer Faculdades de Xaxim e, desde 2008, atuo no jornal Tribuna da Gente como fotógrafa e editora. Com mais de 15 anos de experiência na área, busco sempre transformar histórias e momentos em imagens e palavras que conectam e informam o público.

Siga-nos no Facebook

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail e recebe as melhores notícias diretamente na sua caixa de entrada.

Assinatura efetuada com sucesso! Ops! Tente novamente mais tarde.

Busque por categorias

    Edit Template

    Sobre

    Jornal Tribuna da Gente nasceu em 2007, idealizado pelo radialista Guilherme Elias Cipriani. Sua primeira sede foi na cidade de Cordilheira Alta, mas, no ano seguinte, o jornal se estabeleceu em Coronel Freitas, SC, onde permanece até hoje. Sob a direção da jornalista Diva Bellaver e de Guilherme Elias Cipriani, o Tribuna da Gente continua a ser uma referência na comunicação local, sempre com um olhar atento às necessidades da comunidade.

    © 2024 Tribuna da Gente