Fundo Catarina e Cargill oferecem bolsas de estudo para estudantes da UFSC; inscrições seguem até 15 de setembro

Segunda edição do programa Future Alaatus dobra o impacto com 12 bolsas anuais e mentorias com profissionais da Cargill

 A Cargill, uma das maiores empresas do mundo fornecedoras de alimentos, em parceria com o Fundo Catarina e o Instituto Padre Vilson Groh (IVG), anuncia a abertura das inscrições para a segunda edição do Programa Future Alaatus, iniciativa que oferece apoio financeiro e desenvolvimento profissional a estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O prazo para inscrições vai até 15 de setembro. Edital e formulário estão disponíveis no site do Fundo Catarina.
 

Com início em outubro de 2025, o programa concederá 12 bolsas com auxílio mensal de R$ 875, durante um ano (até setembro de 2026). Podem participar da seleção alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), de cursos de engenharia e tecnologia, e que tenham interesse em produção animal, incluindo manejo, nutrição e saúde.
 

O processo seletivo inclui análise documental, avaliação socioeconômica e entrevistas individuais. Além do auxílio financeiro, os participantes do Programa Future Alaatus terão acesso a mentorias com profissionais da Cargill Nutrição e Saúde Animal, uma experiência que amplia a conexão entre universidade e setor produtivo.
 

Adriano Marcon, presidente da Cargill Nutrição e Saúde Animal e ex-aluno da UFSC, destaca que “o objetivo do programa é oferecer condições reais para que jovens talentosos possam combinar sua formação acadêmica com experiências práticas em um ambiente corporativo, desenvolvendo competências alinhadas aos desafios do setor de produção animal”.
 

Desempenho acadêmico
 

A iniciativa vai além do apoio à educação formal: busca proporcionar aos estudantes a vivência do dia a dia empresarial, a convivência com profissionais experientes, o acesso à mentoria de executivos e a capacitação para que estejam preparados para as melhores oportunidades profissionais ao final do curso. O Programa Future Alaatus é especialmente voltado a estudantes com alto desempenho acadêmico que enfrentam desafios financeiros para concluir seus estudos. Para isso é oferecido um suporte financeiro para que esses alunos possam se desenvolver plenamente.
 

“Buscamos o crescimento dos negócios em sinergia com iniciativas de impacto social relevante. Queremos fazer a diferença na vida de estudantes com alto desempenho acadêmico e grande potencial de transformação, afirma Marcon. Por meio do Programa Future Alaatus, a Cargill também pretende formar talentos em áreas estratégicas para o futuro da companhia — como nutrição animal e economia digital — que exigem tempo e dedicação para formação interna, mas que são fundamentais para a transformação e competitividade da indústria.
 

Interdependência
 

A edição anterior do Future Alaatus beneficiou seis estudantes da UFSC, com impactos significativos em suas trajetórias acadêmica e pessoal. A estudante de agronomia Flora dos Santos, que foi contemplada com uma bolsa, destacou a contribuição do programa para sua formação. “Quero estreitar a linha entre pesquisa e empresa, pois ambos os setores são importantes e dependem um do outro”, diz.

A ampliação do número de bolsas em 2025 reforça o compromisso da Cargill em investir em educação e contribuir para a formação de profissionais preparados para o futuro do agronegócio brasileiro.

“Queremos que esses alunos se conectem com especialistas técnicos globais da Cargill Nutrição e Saúde Animal, conheçam o ambiente corporativo do agronegócio e vivenciem experiências que os aproximem da realidade da nossa indústria. Esperamos contribuir para a formação de profissionais mais preparados para atuar no mercado de produção animal, um dos principais motores da economia brasileira”, ressalta Marcelo Dalmagro, sponsor do Programa Future Alaatus.

Informações para a Imprensa
media@cargill.com / (11) 5099-3123
cargill@cdicom.com.br – CDI Comunicação

Diva Bellaver

Jornalista

Sou jornalista formada pela Celer Faculdades de Xaxim e, desde 2008, atuo no jornal Tribuna da Gente como fotógrafa e editora. Com mais de 15 anos de experiência na área, busco sempre transformar histórias e momentos em imagens e palavras que conectam e informam o público.

Siga-nos no Facebook

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail e recebe as melhores notícias diretamente na sua caixa de entrada.

Assinatura efetuada com sucesso! Ops! Tente novamente mais tarde.

Busque por categorias

    Edit Template

    Sobre

    Jornal Tribuna da Gente nasceu em 2007, idealizado pelo radialista Guilherme Elias Cipriani. Sua primeira sede foi na cidade de Cordilheira Alta, mas, no ano seguinte, o jornal se estabeleceu em Coronel Freitas, SC, onde permanece até hoje. Sob a direção da jornalista Diva Bellaver e de Guilherme Elias Cipriani, o Tribuna da Gente continua a ser uma referência na comunicação local, sempre com um olhar atento às necessidades da comunidade.

    © 2024 Tribuna da Gente