Saúde mental ganha espaço no orçamento familiar dos brasileiros, revela pesquisa

Especialistas apontam que investir no bem-estar emocional também melhora a saúde financeira e a produtividade

A preocupação crescente com a saúde mental tem levado os brasileiros a incluí-la no planejamento financeiro familiar. Segundo o estudo “O Impacto das Finanças na Saúde Mental do Brasileiro”, realizado pelo Serasa, os investimentos em terapias e programas de bem-estar emocional estão ganhando prioridade, superando despesas com automóveis e educação.

A pesquisa aponta que 86% dos brasileiros acreditam que cuidar da saúde mental contribui para uma melhor situação financeira a longo prazo, enquanto 67% desejam ampliar os investimentos nesse setor.

Para Matheus Steglich, diretor médico do Instituto São José – Centro de Psiquiatria e Dependência Química, da ViV Saúde Mental e Emocional, esse movimento reflete uma maior conscientização sobre a relação entre bem-estar emocional e qualidade de vida.

‘’A saúde mental e a saúde financeira estão profundamente interligadas, influenciando-se mutuamente no bem-estar individual e coletivo. Problemas financeiros, como dívidas excessivas e insegurança econômica, são fatores de estresse que podem levar à ansiedade, depressão e outras condições. Da mesma forma, transtornos mentais podem impactar a capacidade de tomar decisões financeiras racionais, levando a gastos impulsivos ou dificuldades em gerenciar recursos. Manter um equilíbrio entre estabilidade emocional e planejamento financeiro é essencial para uma vida saudável, exigindo estratégias como educação financeira, busca de suporte psicológico quando necessário e hábitos de consumo conscientes que promovam segurança e tranquilidade no dia a dia”, explica.

O estudo também revelou que problemas financeiros afetam diretamente a qualidade de vida, gerando aumento da ansiedade, queda na autoestima e dificuldades para dormir. Além disso, transtornos como ansiedade e depressão foram associados à redução do desempenho profissional.

“O presenteísmo e o absenteísmo são fenômenos relacionados à saúde mental que impactam significativamente o ambiente de trabalho e a produtividade das organizações. O presenteísmo ocorre quando o colaborador está fisicamente presente no trabalho, mas seu desempenho é prejudicado por questões de saúde mental, como depressão, ansiedade ou estresse. Já o absenteísmo refere-se às ausências frequentes devido a problemas de saúde, muitas vezes relacionados a transtornos mentais. Nas duas situações o desempenho profissional é afetado, gerando custos para o profissional, para a empresa e para sociedade como um todo”, ressalta.

A crescente priorização da saúde mental entre os brasileiros reflete uma mudança positiva na percepção social sobre o tema. Segundo a pesquisa, cada vez mais pessoas estão incorporando o cuidado com a mente em suas metas e orçamentos.

Esse movimento é essencial, pois o equilíbrio emocional impacta diretamente não apenas a saúde física, mas também a estabilidade financeira e o desempenho profissional.

Por: Stefany Oliveira  – postado por Diva Bellaver

Ilustração: fonte Google

Diva Bellaver

Jornalista

Sou jornalista formada pela Celer Faculdades de Xaxim e, desde 2008, atuo no jornal Tribuna da Gente como fotógrafa e editora. Com mais de 15 anos de experiência na área, busco sempre transformar histórias e momentos em imagens e palavras que conectam e informam o público.

Siga-nos no Facebook

Notícias recentes

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail e recebe as melhores notícias diretamente na sua caixa de entrada.

Assinatura efetuada com sucesso! Ops! Tente novamente mais tarde.

Busque por categorias

    Edit Template

    Sobre

    Jornal Tribuna da Gente nasceu em 2007, idealizado pelo radialista Guilherme Elias Cipriani. Sua primeira sede foi na cidade de Cordilheira Alta, mas, no ano seguinte, o jornal se estabeleceu em Coronel Freitas, SC, onde permanece até hoje. Sob a direção da jornalista Diva Bellaver e de Guilherme Elias Cipriani, o Tribuna da Gente continua a ser uma referência na comunicação local, sempre com um olhar atento às necessidades da comunidade.

    Últimas Notícias

    © 2024 Tribuna da Gente