Sicredi remunera em R$ 1,3 bi o capital social de seus associados

Valor é 7% maior do que o remunerado em 2023, o que beneficia mais de 8,5 milhões de associados de instituição financeira cooperativa

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país, remunerou em R$ 1,3 bilhão em juros o capital social dos seus mais de 8,5 milhões de associados em 2024. O valor é 7% superior ao remunerado no exercício do ano anterior e foi depositado nas contas capitais das pessoas e empresas associadas à instituição em todas as regiões do Brasil.

A finalidade do capital social é compor patrimônio para que a cooperativa exerça sua atividade e possa expandir o atendimento, mas ao mesmo tempo funciona como uma reserva de recursos, pois os valores continuam sendo dos associados e são remunerados com rendimento atrelado à Selic. Parte fundamental da lógica do cooperativismo de crédito, essa reserva é composta pelos aportes realizados pelos associados no início do relacionamento com a cooperativa de sua região, também podendo ser acrescido de outros aportes periódicos ou avulsos.

O capital social é essencial para o crescimento das cooperativas, pois é uma das suas principais fontes de patrimônio, sendo fundamental para determinar o montante dos recursos que podem ser emprestados aos associados e possibilitar que elas ampliem seu apoio às atividades econômicas da região em que está inserida.

“Seguimos com o ciclo virtuoso para estimular as economias locais, que é um de nossos principais pilares. Além de serem uma reserva para o próprio associado, esses investimentos por meio do capital social favorecem a capitalização e crescimento contínuo das cooperativas, de modo que possam atender as necessidades da comunidade e ampliar a prática do cooperativismo para mais pessoas”, explica Bruna Feijó, gerente de Gestão do Capital Social do Sicredi.

O aporte no capital social pode ser realizado de forma programada por meio das mais de 2,8 mil agências do Sicredi ou pelo atendimento via WhatsApp da instituição, no qual ele é feito com o suporte do assistente virtual do Sicredi, Theo. Para saber mais acesse: www.sicredi.com.br/site/capital-social/

Fonte: Sicredi

Diva Bellaver

Jornalista

Sou jornalista formada pela Celer Faculdades de Xaxim e, desde 2008, atuo no jornal Tribuna da Gente como fotógrafa e editora. Com mais de 15 anos de experiência na área, busco sempre transformar histórias e momentos em imagens e palavras que conectam e informam o público.

Siga-nos no Facebook

Notícias recentes

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail e recebe as melhores notícias diretamente na sua caixa de entrada.

Assinatura efetuada com sucesso! Ops! Tente novamente mais tarde.

Busque por categorias

    Edit Template

    Sobre

    Jornal Tribuna da Gente nasceu em 2007, idealizado pelo radialista Guilherme Elias Cipriani. Sua primeira sede foi na cidade de Cordilheira Alta, mas, no ano seguinte, o jornal se estabeleceu em Coronel Freitas, SC, onde permanece até hoje. Sob a direção da jornalista Diva Bellaver e de Guilherme Elias Cipriani, o Tribuna da Gente continua a ser uma referência na comunicação local, sempre com um olhar atento às necessidades da comunidade.

    Últimas Notícias

    © 2024 Tribuna da Gente